Saturday, May 27, 2017 Login
Busca:    Go
 
 

 

 


 

 Thaumazein

  Revista de Filosofia

                                            

                        

   A P R E S E N T A Ç Ã O

 

 

 1. Justificativa

 

      A produção e a difusão do conhecimento técnico-científico e da cultura em suas múltiplas manifestações têm sido as metas do Centro Universitário Franciscano ao longo de sua trajetória. O investimento contínuo, por parte da Instituição, na melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão tem contribuído de modo significativo para o reconhecimento da excelência acadêmica em muitos de seus cursos.

 

      O Curso de Filosofia, em sintonia com as metas e objetivos traçados pela Instituição, promove, em diferentes âmbitos educacionais, ações que contribuam para a promoção do conhecimento filosófico e da cultura. Nesse sentido, nas diferentes esferas de sua atuação, o Curso de Filosofia tem desempenhado o seu papel de modo comprometido e responsável junto à sociedade. Constata-se, no entanto, que o caminho a ser percorrido, entre aquilo que o Curso realiza e o que a sociedade dele espera, é longo. Embora o corpo docente reconheça as dificuldades e desafios a serem vencidos rumo à melhoria na qualidade do ensino,da pesquisa e da extensão, está engajado, de modo efetivo, na busca de caminhos alternativos, para que a produção de conhecimento em Filosofia seja cada vez mais fomentada e divulgada. Para isso, foram criadas três linhas de pesquisa no Curso, centradas sobre as principais áreas de estudo da Filosofia: a) Filosofia da Educação; b)Ética, Estética e Política; c)Fundamentos da Subjetividade e d) Filosofia Franciscana.

 

      Com a finalidade de viabilizar a produção científica do corpo docente nas referidas linhas de pesquisa, foi criado o grupo de pesquisa intitulado “Dimensões do Agir Humano”, integrado por profissionais de Filosofia, Direito, Pedagogia, Teologia e Ciência Política. Esse grupo realiza suas atividades de pesquisa da Filosofia do Agir Humano, nos campos da ética, educação, filosofia da religião e da construção da subjetividade, buscando subsídios para a prática didático-pedagógica e para a construção do conhecimento.

 
      Dentre os temas abordados nas diferentes linhas de pesquisa, destacamos os seguintes:

 

- Estudos teórico-práticos sobre os valores individuais, sociais e  profissionais, com ênfase nas relações intersubjetivas.

 

-  Análise dos direitos e deveres do indivíduo no contexto social onde está inserido e o estabelecimento de uma consciência crítica, com vistas ao pleno exercício da cidadania.

 

-  Pesquisa das reflexões filosóficas sobre a religião, com enfoques através das várias correntes do pensamento filosófico.

 

– Relações da filosofia com a religião e o pensamento religioso face à cultura e às ciências.

 

– Pesquisa sobre o processo das interações sociais e marcas culturais que organizam nos sujeitos a noção de subjetividade, como parte do processo de construção do self. 

 

–  Estudo sobre a abordagem sócio-histórica na construção das relações, com a valorização da interioridade e da individualidade, a partir de diferentes modos de organização da concepção de sujeito na modernidade.

 

–  Os fundamentos da educação, o ensino de filosofia e a formação de professores de Filosofia.

 

      Os professores que fazem parte do grupo  “Dimensões do Agir Humano”, entendendo que a produção do conhecimento por si só não se justifica, pois  é necessário fazer com que  este conhecimento possa estar disponível para um maior número possível de pessoas, pensou na criação de um canal eficaz de divulgação dos resultados de suas pesquisas: uma Revista on-line de Filosofia, que objetiva a ser um canal de divulgação de pesquisas realizadas pelo grupo “Dimensões do Agir Humano” e pesquisadores de outras instituições sobre as temáticas das linhas de pesquisa do Curso. Optou-se pela modalidade on-line em função da acessibilidade, do custo relativamente baixo em relação à revista impressa, da possibilidade de divulgação a um maior número de pessoas de modo rápido e fácil, da veiculação periódica de informativos referentes à Filosofia e da possibilidade de utilizar o meio informático disponível na Instituição para fomentar e divulgar as pesquisas realizadas no âmbito da Filosofia.

 
       O título da Revista – Thaumázein - que em grego significa disposição à busca da compreensão do Ser, remete-nos ao princípio originário da filosofia. O nome “thaumázein” foi escolhido em razão de os filósofos gregos (Platão e Aristóteles) terem se válido desse termo a fim de designar a atitude primeira do filosofar: o “páthos”, o impulso que desperta a disposição em dar explicações racionais ao que nos cerca e que nos provoca de alguma maneira, deixando-nos perplexos. Daí que “thaumázein” designa essa provocação: um móvel que se impõe como uma convocação ou apelo ao exercício racional, orientado às mais diversas dimensões do ser e do agir humano.

 
        O conselho Editorial será interinstitucional, contando com profissionais de reconhecido mérito científico ou acadêmico nas áreas de Ciências Sociais e Humanas.  

        Com a finalidade de atestar a credibilidade e relevância do conteúdo da revista on-line, tem-se como meta, indexá-la a uma base de dados, nacional ou estrangeira, reconhecida pelo CNPq bem como classificá-la, conforme o sistema Qualis da CAPES.

  

2. Objetivos:

 
* Divulgar os resultados das pesquisas realizadas nas diferentes áreas de abrangência do grupo de pesquisa “Dimensões do Agir Humano”, propiciando, via on-line, a um maior número possível de pessoas acesso ao conhecimento produzido.

* Oportunizar aos profissionais de outras IES, tanto nacionais quanto internacionais, a divulgação dos resultados de suas pesquisas nas áreas que correspondem às Linhas de Pesquisa do Curso de Filosofia.

 

 3. Estrutura operacional e política editorial:

 
3.1  A revista on-line “THAUMAZEIN” é uma criação do Curso de Filosofia, do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e conta com a participação do Grupo de Pesquisa do CNPq - Dimensões do Agir Humano. A revista destina-se à publicação de trabalhos originais, mormente relacionados com as linhas: pensamento franciscano, educação e agir humano, ética e agir humano. A revista apresenta periodicidade eletrônica semestral e é direcionada à comunidade acadêmica e aos profissionais da filosofia, da educação e aos que atuam em áreas correlatas. Sua finalidade é difundir a reflexão filosófica e fornecer informações pertinentes à comunidade acadêmica.
 

 3.2 Os parâmetros de publicação compreendem textos originais que contenham relatos de pesquisa concluídos, material de caráter opinativo, ensaístico, relatos de experiências, resenhas, insertas de dissertações e teses que sejam relevantes à reflexão filosófica.

 
3.3 O processo de avaliação dos artigos para publicação na Revista Thaumazein obedecerá os seguintes trâmites:

 

* O Conselho Editorial examinará o mérito dos artigos, estabelecendo os critérios de excelência e os padrões de qualidade para publicação;

 

* O Conselho Editorial analisará a adequação dos trabalhos à linha editorial da revista;

 

* Uma vez aprovados, os artigos passarão por uma revisão ortográfica e gramatical sob a inteira responsabilidade de seus autores;

 

* Antes da publicação, os artigos ainda serão revisados pela equipe editorial;

 

* E seus autores serão comunicados dos passos do processo por e-mail, conforme determinado no link de instrumentos e normas para publicação.

 

 

 

                                                                                                                           Comissão Editorial

                       

                                                  
 
 
Direitos Reservados - Unifra - Santa Maria